Conheça as funcionalidades do E-Social!

O e-Social é um sistema informação (totalmente digital) das obrigações legais das empresas (Informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias). Ele é um projeto do governo federal que está desenvolvendo um sistema de coleta das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra. O e-Social vem para simplificar o cumprimento de obrigações e padronizar o envio e o armazenamento de informações segundo o governo. Com isso é esperada uma notável melhoria no cruzamento de dados e, por consequência, a fiscalização trabalhista e previdenciária. É apenas um sistema de escrituração, ele não traz novidades conceituais, nem pretende alterar a forma como executamos as ações em SST.

Benefícios do serviço:

Melhor organização das informações referentes a saúde e segurança dos trabalhadores, de forma a melhorar o cruzamento de dados consequentemente melhorando as ações de fiscalização trabalhista e previdenciária. O que gera maior segurança tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

Obrigatoriedade do serviço:

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do e-Social. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas on-line. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao governo federal, exclusivamente, por meio do e-Social Empresas.

De acordo com a Resolução do Comitê Diretivo do e-Social nº 02/2016 publicada no dia 31/08/2016, no Diário Oficial da União, a implantação do sistema será realizada em duas etapas: a partir de 1º de janeiro de 2018, a obrigatoriedade de utilização do e-Social Empresas será para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. Já a partir de 1º de julho de 2018, a obrigatoriedade será estendida aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.

No que cuidar na hora de contratar. O que pode dar errado:

As empresas devem tomar cuidado com a contratação de empresas ou profissionais sem qualificação ou experiência no assunto, devem atentar que apenas Técnicos em segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho e Médicos do Trabalho é quem podem emitir documentos relacionados a área de saúde e segurança do trabalho. As caracterizações dos ambientes de trabalho devem ser embasadas em laudos técnicos e em medições quantitativas dos agentes ambientais. Informações transmitidas de forma errada ou inverídica trarão problemas para a empresa quando do cruzamento das informações pelo governo. Assim como também o trabalhador pode ser prejudicado quanto aso seus direitos trabalhistas.

Para consultar a legislação clique aqui.

Para a emissão de documentos relacionados à área de Saúde e Segurança do Trabalho conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, clique aqui!

(22/06/2018)

Rafael de Mello e Silva é Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança o Trabalho e Professor de cursos técnicos em segurança do trabalho.

 

 

 

Comente essa matéria:

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Conheça um pouco mais da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente por meio da interpretação da nossa marca.

    + leia mais

    O portfolio foi elaborado com o intuito de apresentar a Sinergia Engenharia de forma resumida.

    + leia mais

    A Sinergia Engenharia oferece serviços de consultoria na área de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

    + leia mais

    A poluição atmosférica é um dos grandes problemas ambientais atualmente, pois ao ultrapassarem as

    + leia mais

    newspaper templates - theme rewards